COMO FAZER SEU TERNO DURAR MAIS

LIMPEZA
Limpe seu traje apenas quando ele estiver fisicamente sujo ou fedorento – o que significa que você derramou algo nele ou suou. Claro, eu posso fazer isso.

COMO FAZER SEU TERNO DURAR MAIS插图
A maioria dos ternos só pode ser lavada a seco, e você nunca vai querer lavar uma roupa a seco demais. A lavagem a seco é uma lavagem química que pode desgastar o tecido se for feita com muita frequência. Pense nisso como mergulhar a roupa em um produto químico que “raspa” a própria camada superficial do tecido. Eventualmente, as fibras começam a enfraquecer. É melhor limpar seu traje sempre que possível e apenas lavá-lo a seco quando for absolutamente necessário. Isso ajudará a preservar o tecido e prolongar a vida útil da sua roupa.

Se o seu terno precisa apenas de uma “renovação”, basta passá-lo por uma prensa profissional. Isso é mais barato do que a lavagem a seco, e o calor e o vapor matam a maioria das bactérias e limpam-no suficientemente na maioria dos casos. Se o seu traje tiver manchas ou odores mais persistentes, a lavagem a seco pode ser necessária. Certifique-se de verificar a etiqueta de cuidados do seu traje para ver o que o fabricante recomenda. E lembre-se sempre de tratar qualquer mancha antes de levá-la para a lavanderia.

Tenho vários ternos com alguns anos que nunca lavei a seco. Sei que provavelmente deveria cuidar melhor deles, mas nunca encontro tempo para deixá-los na lavanderia. Eles ainda parecem muito bons, então acho que tive sorte.

ENGOMAR/VAPORIZAR
É uma boa ideia vaporizar seu traje antes ou depois de cada uso. Isso o traz de volta ao seu estado natural e ao “travamento” natural. Isso pode ser tão simples quanto pendurá-lo no banheiro enquanto você toma um banho quente (dica profissional).

Se você for passar seu terno sozinho, certifique-se de usar um pano de passar (um pedaço de tecido, geralmente de algodão, entre o metal quente do ferro e o tecido do terno). Se você bater diretamente no tecido com um ferro muito quente, corre o risco de “queimar” o tecido (tornando-o brilhante)…o que é basicamente impossível de reverter.

ARMAZENAMENTO
Depois de tirar o terno, pendure-o imediatamente.

Não jogue no cesto. Não jogue no chão. Não jogue sobre uma cadeira. Pendure-o em um cabide adequado com uma barra para calças e um ombro cheio. Isso permitirá que ele retorne à sua forma natural, seque qualquer umidade e, em última análise, ajudará a durar mais tempo.

Se você for armazená-lo por um longo prazo (ou seja, sazonalmente), mantenha-o em uma sacola protetora (ou capa de plástico) com um cabide de cedro para manter as mariposas afastadas.

DÁ UM TEMPO
Tente não usar terno por dois dias seguidos.

Assim como um par de sapatos, é uma boa ideia deixar a roupa secar completamente e recuperar o fôlego.

Até mesmo um burro de carga precisa de uma pausa para ter o melhor desempenho.

EMBALAGEM/VIAGEM
Viajando? Saiba como dobrar e embalar um terno (e uma camisa) corretamente.

Melhor ainda; compre uma bolsa de terno adequada.

ALTERANDO
Se você mudar de peso/forma e o traje não ficar tão bem quanto poderia, considere alterá-lo.

Um ajuste adequadamente ajustado não apenas parece agradável, mas também ajuda a roupa a durar mais.

Uma roupa mal ajustada pode “puxar” desajeitadamente o tecido com o movimento, causando tensão. A tensão pode levar às lágrimas.

REPARANDO LÁGRIMAS
Se rasgar em uma costura, não há problema, basta pedir ao alfaiate / costureira local para costurá-lo novamente.

Se rasgar uma costura, você pode estar em apuros. Existem “retecelões” de tecidos que às vezes podem fazer milagres e vale a pena recorrer, mas na melhor das hipóteses você ficará com uma cicatriz no desgaste do tecido que estava rasgado.

 

Obrigado, como sempre, pela leitura.

Deixe um comentário